23 de agosto - Dia Internacional de Combate à Injustiça
"A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar".
Martin Luther King
Triste realidade vivemos nos dias de hoje: milhares de pessoas enfrentam fome, desigualdade social, racismo, intolerância a qualquer que seja a atitude. Um mundo conturbado com guerras que sempre trazem a ideologia da "lei do mais forte" condenando inocentes a pagarem com suas vidas por coisas que não cometeram. Uma injustiça imensa com relação a deficiência, ao desrespeito e também ao despeito, falta de moralidade e civilidade, ausência de valores e ética. Ah! que mundo é esse que nos deparamos a cada dia? São atrocidades vindas de todos os lados. Um dos grandes fatores para o agravamento da injustiça é observarmos a segregação que existe com relação a concentração de renda.
Uns com tanto, outros com nada. Muitos sem casa, sem emprego, sem saúde, outros que esnobam seus carrões, as casas de milhões, os aviões que podem comprar. Mas afinal, estes que tem condições já fizeram algo para o próximo? Ou são aqueles que tem pouco e compartilham por saberem o quanto a vida é dura. Os que tem pouco oferecem uma comida, um aconchego, um abraço. Os que tem muito jogam a todo momento na cara dos outros suas aventuras capitalistas. Claro, não generalizo...muitos tem boa vontade, mas são poucos que fazem. Ofereça um pedaço de terra, algumas sementes para plantio ou ofereça um trabalho, uma carteira assinada, uma estabilidade financeira. O povo é criativo, é acostumado a se virar. Ofereça um prato de comida, o mínimo é sempre muito pra quem está com fome. Ofereça um cobertor, um casaco, um par de meias. Se todos fizessem um pouco pelas pessoas que estão em seu redor, já seria de grande valia e formaria uma grande corrente de bem estar e conforto. O quanto é bom você doar o que não precisa mais. O quanto é bom você oferecer algo a uma pessoa que seja um sorriso, um aceno, um cumprimento de bom dia.
Hoje vivemos num mundo muito chato. Nada democrático. Sem liberdade de nos expressarmos como gostamos. Hoje precisa prestar atenção nas piadas, nas conversas porque alguém pode querer passar você pra trás, verificar a qualidade de tudo que você compra. Instruir sem castigar e assim por diante. As pessoas criaram uma nova realidade para as formas de pensar "tudo ofende, tudo constrange, tudo magoa" e como você fica? Todos ficam na defensiva e partem para o ataque. Não sabem se defender, sem ofender. Não procuram saber o que é certo, é bate rebate sem fim. Essa maneira de viver é justa? Pare um pouquinho para pensar...olhe a sua volta, veja se você pode ser uma pessoa melhor hoje. Pense que tem hora que você que tem muito também não se sentirá feliz, se não for agora uma hora qualquer vai ser. Você vai procurar a sua realização, então, não seja alheio às pessoas. Seja do bem e forme sua corrente de gentilezas. Uma coisa boa que fizer, irá puxar várias outras e se cada um fizer um pouco pode-se sim viver melhor. (Por Ana Paula Abreu em 23 de agosto de 2022)
Comentários
Postar um comentário