A Língua Portuguesa
A língua portuguesa foi oficializada no Brasil pelo Diretório dos Índios, documento composto por 95 artigos e publicado em 1755 por Mendonça Furtado - irmão do então primeiro ministro de Portugal Marquês de Pombal, entre 1750 e 1777,responsável pela gestão dos estados do Grão-Pará e do Maranhão. O Diretório tornou-se lei em 1758,tendo vigido por 40 anos. Esse documento se enquadrou em uma série de iniciativas de reforma que tiveram o Iluminismo, o Racionalismo e o Mercantilismo como pano de fundo para as políticas de implantação da língua da Coroa Portuguesa na Colônia. O Iluminismo diz respeito a um movimento filosófico europeu que surgiu no século XVI e tinha como objetivo definir a razão como fonte de conhecimento, em oposição a uma visão medieval e religiosa. O Racionalismo foi uma corrente filosófica que buscou princípios racionais e lógicos para a explicação dos fenômenos e fatos. O Mercantilismo por sua vez, fez referencia a práticas econômicas europeias modernas que caracterizavam o período econômico colonial e antecederam o desenvolvimento capitalista.
Os principais nomes dos Movimentos Filosóficos - autores de destaque
Iluminismo
Denis Diderot (1713-1784) de nacionalidade francesa foi um grande defensor da expansão do conhecimento, passou boa parte da vida organizando pensamentos e conhecimentos da época para divulgar a filosofia iluminista no mundo. Criou a primeira enciclopédia mundial.
Racionalismo
René Descartes(1596-1650) de nacionalidade francesa acreditava que a razão era o centro do conhecimento. E a mente tinha capacidade de armazenar e atribuir significado as informações que já foram adquiridas. Além disso, entendia que a maior parte das ideias nascia com a gente.
Mercantilismo
Adam Smith (1776) de nacionalidade inglesa foi o economista criador da filosofia mercantilista teve como objetivo fortalecer o estado e enriquecer a burguesia e , para isso, foi preciso ampliar a economia para dar mais lucro afim de que a população pudesse pagar mais impostos. Considerava que a exportação é que traria riquezas e vantagens começando assim uma competição comercial.
Diderot - filosofia iluminista
Descartes - filosofia racionalista
Adam Smith filosofia mercantilista
Fontes: www.pravaler.com.br;
Coelho, Izete Lehmkuhl Norma linguística do português no Brasil: 12º período . Florianópolis : LLV/CCE/UFSC, 2014. 152 p.; il., gráfs., tabs



Comentários
Postar um comentário